Anos 20, a História sobre um amor proibido entre  Joanna uma jovem professora brasileira e Mitchel um operário americano que atravessaria o tempo e os limites da vida para nos contar uma das mais dramáticas e interessantes Sagas Brasileiras.


A construção da utópica cidade Americana de Fordlândia na Amazônia Brasileira.


     Uma história emocionante e espiritualista, que tem seu ponto de partida nos dias de hoje em Detroit, onde através da vida de Joanna, uma pacata mas atormentada americana que tem lembranças de uma outra vida iremos descobrir o passado histórico e tudo o que teria acontecido com ela nesta cidade perdida no meio da Selva Brasileira.


    Através de Joanna, Iremos mergulhar no passado e ter um ponto de vista sobre a as  atividades do Americano Henry Ford em seus dias de Glória e ascensão durante a tentativa de implantar no Brasil a sua maior “experiência”Uma nova sociedade industrial.


    Duas culturas divididas pela selva, Brasileiros assim como Joanna,  oriundos de todos os lugares do Brasil e Operários Americanos assim como Mitchel, enviados por Ford, formariam uma gigantesca população de homens guerreiros que não tinham medo de morrer em meio as mazelas e os perigos da selva. Todos iriam disputar muito mais do que os dólares de Henry Ford que já era considerado “O novo Messias da Selva”, eles iriam disputar o direito de sobreviver.


    Uma aventura recheada de acontecimentos históricos e verdadeiros, assim como a ferrovia Madeira Mamoré este seria um dos maiores e empreendimentos feitos pelas mãos do homem no coração da gigantesca Amazônia.


     Henry Ford investiu mais de 30 milhões de dólares entre os anos de 1928 a 1945, chegando a empregar cerca de 6000 operários por mês , com  a idéia de plantar e extrair látex de Seringueiras que nunca produziram absolutamente nenhuma gota de borracha para as ansiosas linhas de produção em Detroit.  


         Revoltas, centenas de mortes, desilusão e a  incansável opressão americana marcaram a trajetória deste que seria pelas palavras de Ford “ um de seus maiores projetos”


        Tudo isso em belíssimo filme que vai abordar o passado histórico através do mais sublime e indissolúvel sentimento, um grande amor que atravessou gerações e que nos é apresentado com um novo olhar sobre nossas lembranças, nossas emoções e sobre o que realmente queremos levar para sempre em uma outra vida!


“by Emerson Muzeli” 2011 - Fordlândia

                                         

               

Fordlandia