Fordlândia - PA - Brasil

 
 

              Estivemos  entre os dias 27 e 30 de dezembro com a primeira parte de nossa equipe de direção do filme no vilarejo histórico de Fordlândia, para visitar locações que servirão de palco para as filmagens de “Fordlândia - o filme” com previsão de filmagens para 2012.


     É incrível andar por aquelas ruas cheias de histórias e entender de que forma o americanismo de Henry Ford poderia ter se consolidado de vez naquela região e transformado tudo o que existe em sistemas de produção estáveis e muito rentáveis, mas ao contrário tudo sucumbiu à natureza da floresta e dos operários brasileiros que não aceitavam as regras impostas por Ford.



Hoje mais de 80 anos depois  quase tudo está virando ruínas,  a cidade permanece resistindo até o ultimo instante com sua magistral estrutura de prédios requintados e funcionais que em sua maioria  está somente servindo de abrigo a morcegos e outros animais.


A cidade é demasiada grande para os padrões da época, quando em sua plenitude possuía sistemas de saneamento, distribuição, eletrificação e telefonia mais avançados das Américas  que foram planejados por arquitetos americanos que trabalhavam para Ford C.O. (vide Albert Khan)


Hoje nem tudo funciona, mas o que funciona atende as casas da exata maneira como era em 1928 ano da fundação da cidade , já as pessoas que ainda ocupam as casas operárias fazem parte de uma nova geração que chegou no vilarejo  muitos anos depois da saida dos americanos e pouco sabem sobre a verdadeira história da vila, a não ser o que lhes foi contado.


São poucos os que tem descendência direta com os fundadores de Fordlândia, que neste caso já faleceram ou se mudaram para cidades maiores como Santarém, Belém e outros centros urbanos maiores


As condições da Vila são muito precárias e precisam de uma intervenção rápida do poder público  federal para que não acabe em total ruína, alguns prédios importantíssimos para a preservação da história estão cedendo a umidade e em breve podem desaparecer por completo inviabilizando sua restauração.


Fordlândia está sob a administração política da cidade de Aveiro que fica a 2 horas de barco do local e pelo que nos pareceu também sofre com a falta de recursos e de incentivo em todas as áreas devido a diversas crises políticas e do descaso cultural em detrimento de outras urgências.

A condição política na região devem ser estabilizadas a partir de Janeiro com a nomeação de um novo prefeito já que ultimo foi exonerado entregando o cargo ao atual que é presidente da Câmara.


Mas nem tudo está perdido, encontramos algumas pessoas interessadas em “entrar na briga”para reconstruir a cidade de forma que possa atrair mais visitantes, um deles é Waldely Poeta, atual secretário da cultura e turismo de Aveiro, que nos atendeu com muita atenção e determinação.













 

Nossas primeiras conclusões sobre tudo:

Vista de Fordlândia chegando pelo Rio Tapajós

Matéria produzida para equipe da Al Jazeera

documentário; “The Amazon Awakens” by Disney 1940

matéria sobre Belterra - PA

Vista do convento e atual hospital de Fordlândia para a bomba de água no Tapajós

Fordlandia track music by Kate Campbell